segunda-feira, 16 dezembro 2019

SeguraNET

Num mundo de tecnologias digitais, todos os cidadãos devem ter uma conduta de precaução no uso que fazem dessas ferramentas de informação e comunicação. O papel da SeguraNET é fundamental nesse sentido: proporcionar aos alunos as regras, os cuidados e as atenções devidas para lidar com esta nova realidade.

Selecionam-se os líderes digitais, os responsáveis por cada turma, sensibilizam-se os alunos, articula-se com as forças de segurança, contactam-se com os embaixadores para a segurança na internet, desenvolvem-se palestras para educar e formar os alunos sobre os muitos cuidados a ter com o uso que fazem das redes sociais, das pesquisas, da elaboração de trabalhos com recurso às novas tecnologias, com as aplicações para telemóvel, com as palavras-passe, etc. etc.

Para mais informações: https://www.seguranet.pt/


 

Clube de Teatro

O Clube de Teatro é uma atividade extracurricular e de complemento curricular muito rica e enriquecedora. É uma forma de os alunos desenvolverem perspetivas de escrita, de interpretação de textos, de personalização de figuras e de personagens, de criação de histórias, de promoção de criatividade e do espírito artístico e estético.


 

Projeto Escola Azul

O Projeto Escola Azul é um extraordinário programa de educação para as crianças e jovens no domínio da educação ambiental marinha. O futuro são os oceanos e toda a sustentabilidade do planeta. Com um enorme conjunto de atividades, os alunos desenvolvem a literacia dos oceanos, a cultura cívica, a participação ativa em iniciativas de prevenção ambiental.

Para mais informações: https://escolaazul.pt/


 

TV-AEGE - info

A "TV-AEGE info" é um projeto que assenta basicamente num sistema de divulgação de informação em circuito de TV interna. Trata-se de um mecanismo de promover a divulgação de atividades, fotos, videos, apresentações, trabalhos dos alunos, notícias, curiosidades, avisos.


 

Projeto Orçamento Participativo das Escolas

O Orçamento Participativo das Escolas é um projeto que dá a oportunidade aos alunos de, através de listas e de grupos de trabalho, se associarem em ideias que pretendam promover na sua escola. Essas ideias, revestidas de projetos de execução, são posteriormente apresentadas a votação e decisão.

Trata-se de uma forma de promover a participação cívica e democrática dos jovens e, ao mesmo tempo, melhorar as escolas.

Para mais informações: https://opescolas.pt/

 


 

Rádio de Escola

Todos os anos, um elevado número de alunos do 9.º ano constitui-se em equipas e, com orientação e formação, animam os intervalos na Escola Básica da Gafanha da Encarnação. Trata-se de uma forma de estimular nos alunos os gosto pela rádio, pela comunicação e pela estética.


 

Parlamento dos Jovens

O projeto do Parlamento dos Jovens visa colocar os jovens a debater temas na escola com perspetivas democráticas, tal como se faz no Parlamento Nacional. Organizados em listas, fazem campanha, candidatam-se a eleições, apresentam as suas propostas. Sucessivamente, se as suas ideias forem as mais votadas, os alunos passam para a fase seguinte, acabando por, na última fase, participar numa sessão na Assembleia da República.

Para mais informações, consultar a página oficial do projeto: http://www.jovens.parlamento.pt/


 

Desporto Escolar

O Desporto Escolar é um núcleo de formação de oferta aos alunos, propiciando-lhes a excelente oportunidade para a prática desportiva. Além de saudável, permite a convivência, a aquisição de competências sociais e de cidadania, no convívio com outras escolas e outros alunos.

As modalidades existentes no Agrupamento são:

- futsal

- ténis de mesa

- minigolfe

- xadrez

- dança

- vela

- badminton

- boccia


 

Biblioteca Escolar

O projeto da Biblioteca Escolar desenvolve uma enorme diversidade de eventos e de atividades que visam estimular o gosto dos alunos pela leitura, pela pesquisa, pelos livros, pela aprendizagem, pela poesia, pela literatura.

A Biblioteca Escolar está perfeitamente equipada com um conjunto de recursos, quer bibliográficos, quer digitais, que permitem aos alunos realizarem os seus trabalhos, pesquisarem, estudarem individualmente ou em grupo, lerem calmamente um livro, desfrutarem de uma música ou de um filme. Além disso, a Biblioteca Escolar está presente na articulação e no apoio às várias disciplinas do currículo dos alunos, acompanhando os docentes no processo de ensino.

Por outro lado, uma faceta igualmente importantíssima da Bibliioteca Escolar é a colaboração e o desenvolvimento de inúmeras atividades de palestra, conferências, debates, exposições, sobre diversas temáticas culturais, ambientais, desportivas, tecnológicas, sociais, pedagógicas...


 

Clube de Escrita

Com objetivos de promover as competências de escrita, planificar a escrita de textos, redigir com correção, escrever textos de natureza variada e incutir e desenvolver valores, o Clube de Escrita desenvolve, ao longo do ano letivo, um enorme leque de atividades, ajudando os alunos na sua escrita. Os resultados são visíveis, não só na disciplina de Português, sobretudo na componente da escrita, como também nos resultados dos testes e das composições. Além disso, possibilita-lhes a capacidade de melhorarem as suas competências quer na compreensão, quer na produção de textos.

 


 

Clube de Ciência

Com a finalidade de motivar o interesse e o gosto pela ciência, o Clube de Ciência engloba um conjunto de objetivos: desenvolver competências do domínio da atitude e raciocínio científicos; desenvolver o espírito crítico; compreender o contributo da Ciência para interpretar os fenómenos do dia-a-dia; fomentar o trabalho em grupo, desenvolvendo o espírito de cooperação e entreajuda, entre outros.

O Clube de Ciência articula com a Biblioteca Escolar no projeto "Newton gostava de ler", realizando atividades experimentais, acompanhadas da leitura de uma obra.


 

PPES

Projeto Promoção e Educação para a Saúde.

 Áreas Temáticas de 2017:

  • Saúde Mental e Prevenção da Violência
  • Educação Alimentar e Atividade Física
  • Comportamentos Aditivos e Dependências
  • Afetos e Educação para a Sexualidade

 

 

Ciência na Escola

O Agrupamento participa no concurso anual dos projetos "Ciência na Escola" da Fundação Ilídio Pinho.

A Escola teve este ano três projetos na fase dois, fase de desenvolvimento, a saber, “LixArte”, Sali’cultura, “Vou trazer para…vou levar da…”,

Relativamente ao projeto “LixArte” foram envolvidas várias disciplinas, foram produzidas vários materiais como pegas, sacos, bolas de boxe, individuais,…. Os alunos envolveram-se na confeção, na pesquisa e na elaboração de trabalhos. A sessão com o grupo Maior Idade da CMI decorreu muito bem e a troca de experiências e emoções foi muito positiva.

No projeto “Sali’cultura” o principal objetivo foi atingido, ou seja conseguiu-se cultivar salicórnia na escola. Houve a colaboração de empresa Horta da Ria e Marinha Da Passagem. Neste momento a salicórnia já pode ser colhida, resta referir que paralelamente foi feito um trabalho de pesquisa, trabalho experimental, elaboração de cartazes, atividades em que os alunos se envolveram ativamente.

Já no “Vou trazer para…vou levar da…” foi feito o levantamento das espécies que podiam ser cultivadas, os fertilizantes a escolher e a elaboração de algumas fichas de trabalho no âmbito do projeto. Realizaram-se duas saídas de campo até à Ria, para os alunos observarem a apanha do moliço. A horta produziu muitos vegetais e os alunos participaram ativamente em todas as etapas.

Os três projetos promoveram o desenvolvimento de conceitos de cidadania e humanização, divulgaram práticas de interdisciplinaridade, estimularam o trabalho experimental e contribuíram para cimentar hábitos de vida saudável.