quinta, 17 janeiro 2019

Visita Virtual ao Jardim Zoológico de Lisboa

Utilizando o Skype, nos dias 10 e 11 de dezembro, os alunos do 8.º ano da Escola Básica da Gafanha da Encarnação, puderam usufruir de uma visita virtual ao Jardim Zoológico de Lisboa. De forma simples e expedita, o Jardim Zoológico, entidade parceira Escola Azul, facultou uma visita guiada virtual, mas em direto de Lisboa.
Durante as sessões, por videoconferência, os Educadores Zoológicos deram uma aula ao vivo junto das instalações das várias espécies que habitam no Zoo, numa perspetiva de contextualização das aprendizagens desenvolvidas na sala de aula.
Nestas sessões, os alunos puderam colocar questões e conversar diretamente com os biólogos. Os alunos aderiram com bastante entusiasmo e, como somos Escola Azul, tiveram oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre algumas das espécies marinhas que vivem no Jardim Zoológico.

Desporto Escolar Náutico no Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação

No Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação o Desporto Escolar está realmente integrado na geografia da região. Temos Desporto Escolar Náutico! Todas as tardes de quarta-feira, os nossos alunos praticam diversas modalidades desportivas na Ria de Aveiro, mesmo aqui ao lado. Vela, Canoagem, Stand up paddle e Windsurf fazem as delícias dos nossos alunos desportistas, em plena Escola Azul!


 

Workshop – cadeia de Sobrevivência no Mar

No passado dia 3 de dezembro, os alunos do oitavo ano da Escola Básica da Gafanha da Encarnação, puderam usufruir de um workshop sobre cadeia de sobrevivência no mar, dinamizado pelo Liferesc, no âmbito do Projeto Escola Azul.
A monitora do Liferesc, entidade parceira Escola Azul, pode demonstrar manobras de resgate e prestação de suporte básico de vida e, seguidamente, todos os alunos puderam praticar no manequim.
Foi uma atividade bastante formativa e prática com especial relevância na comunidade costeira e piscatória em que a escola se insere. Os alunos aprenderam a salvar vidas dentro ou fora de água!

Auditoria ambiental no Agrupamento

Está a decorrer a 1ª Auditoria Ambiental no Agrupamento, com o levantamento de aspetos do espaço físico e comportamentais relacionados com os temas Resíduos, Água, e Energia, os temas do ano Mar e Floresta, e também Biodiversidade, Mobilidade sustentável e Política de gestão ambiental.
Esta é uma ferramenta importante, que foi adaptada pela autarquia adequando-a ao contexto municipal, que será seguida do tratamento, análise e comunicação dos dados/resultados na escola, e alvo de discussão no conselho eco-escolas.
Todas as escolas dos cerca de 60 países do mundo que implementam o programa Eco-Escolas têm em comum uma metodologia de trabalho cuja implementação com qualidade e resultados visíveis é reconhecida.