sexta-feira, 05 março 2021

Dia Mundial das Zonas Húmidas

A 2 de fevereiro comemorou-se o Dia Mundial das Zonas Húmidas, com o objetivo de aumentar a consciência global acerca do papel vital das zonas húmidas para o planeta. O tema deste ano dá relevo às zonas húmidas como uma fonte de água potável, encorajando ações que contribuam para o seu restauro e impeçam a sua destruição. Os alunos do ClubEco e do 8ºano foram desafiados a desenhar a biodiversidade que habita nas diferentes zonas húmidas e enviaram-nos as suas representações da biodiversidade na nossa Ria de Aveiro.


 

Educação ambiental 2021

O Dia Mundial da Educação Ambiental é comemorado a 26 de janeiro.
A educação ambiental tornou-se um compromisso um pouco por todo o mundo. Apesar das dificuldades, a pandemia não nos fez perder o norte e continuamos a trabalhar no sentido de sermos uma comunidade cada vez mais atenta, comprometida com a natureza e envolvida em ações que promovem a consciencialização e alteração de comportamentos.
 

“A Voz dos alunos” – Participação na Reunião de Rede de Escolas da Autonomia e Flexibilidade Curricular

A Equipa Regional do Centro responsável por acompanhar, monitorizar e avaliar a implementação do programa de Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) realizou uma reunião de trabalho via zoom, no dia 13 de janeiro, onde estiveram presentes 15 escolas. Nesta reunião, que teve como principal objetivo proporcionar espaços de partilha e reflexão, com várias sessões temáticas, estiveram presentes numa das sessões – “A voz dos alunos”, duas alunas da nossa escola, onde foram debatidas questões, como:

 Em que medida os alunos têm voz nas decisões tomadas pela escola?

Que necessidades sentem os alunos para assegurar o seu sucesso escolar?

Como responde a escola às necessidades que os alunos sentem?

As alunas representaram bem a nossa escola, referindo que a “voz dos alunos” é tida em conta nas reuniões de delegados de turma com a direção, nas propostas apresentadas no Orçamento Participativo ou nas respostas aos inquéritos de autoavaliação da escola, onde são pedidas, muitas vezes, sugestões de melhoria.

Enumeraram ainda a grande diversidade de ofertas que a escola proporciona em termos de clubes, projetos e apoios, de acordo com as necessidades dos alunos, embora tenham a consciência que nem todos as aproveitam como deveriam, para o seu sucesso escolar.

Foram duas horas de trabalho, com reflexão, partilha e alguma discussão de como poderá ser a escola do Futuro!


 

Reunião Regional Escola Azul - Centro

 
Decorreu nos dias 14 e 15 de janeiro de 2021 a Reunião Regional do Projeto Escola Azul. Este ano em formato online, esta reunião envolveu escolas, parceiros e municípios da região centro. Partilharam-se experiências, sucessos e obstáculos que vivemos diariamente envolvendo também as nossas embaixadoras do 2º e 3º ciclos.
Nesta reunião foi reforçado o desafio Escola Azul lançado em dezembro pelo ministro do mar: “O Nosso Oceano em 2030”. Dirigido a Escolas Azuis e alunos de todos os ciclos de ensino, pretende-se que os alunos se envolvam nos objetivos da Década da Ciência do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) da ONU, através de debates que conduzam aos 10 compromissos da escola pelo oceano, e/ou ilustrações acompanhadas de uma frase ou slogan.