segunda-feira, 16 dezembro 2019

Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos: "Ponta do Iceberg"

Decorreu de 16 a 24 de novembro a Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos. Como vem sendo hábito recebemos a campanha da SUMA, este ano intitulada "Ponta do Iceberg". Esta campanha de educação ambiental apela à preferência pela utilização de objetos duráveis/ reutilizáveis e defende a manutenção da limpeza urbana e o correto encaminhamento dos resíduos. 

Durante a sessão refletiu-se sobre as refeições de fast food e todo o lixo descartável que é produzido em poucos minutos, e a forma como podemos reduzi-lo antes de o colocar no ecoponto amarelo: palhinhas, copo de plástico, recipiente do hamburger, pacote de batatas fritas, copo do café, talheres de plástico e garrafa...

É essencial que nos consciencializemos da necessidade de: evitar e reduzir a produção de resíduos na origem, reutilizar e preparar para reutilização e separar os resíduos para a reciclagem.

Todos podemos contribuir para a solução em vez de sermos parte do problema.


 

Dia do mar AEGE 2019

Comemorou-se a 15 de novembro mais um Dia Nacional do Mar. Portugal é mar, pelo que é incontornável realçar a sua importância para a economia e para o desenvolvimento nacional. Neste dia em que o mar foi celebrado de forma especial, os nossos alunos tiveram oportunidade de jogar o jogo "Peixes de Portugal", de modo a poderem reconhecer algumas das espécies da costa portuguesa, e conhecer melhor algumas das tecnologias usadas para explorar os fundos marinhos. Nas aulas de Ciências viram-se pequenos documentários, e foram aplicados quizzes sobre invertebrados marinhos e sobre poluição marítima.
A importância do mar fê-lo tema para o segundo livro de Sophia de Mello Breyner, "Dia do Mar", um mar como fonte de purificação e lugar onde tudo adquire sentido. Decorridos cem anos do nascimento da poetisa que buscou a perfeição, pureza e harmonia em lugares como o mar ou a praia, procurámos ilustrar, e declamar na rádio escolar, os seus versos simples mas plenos de sentido para todos os que têm uma ligação afetiva com o mar.
 

Comemoração do Dia Nacional do Mar no jardim de Infância da GE Norte

No âmbito da comemoração do dia nacional do mar, os alunos do Pré-escolar do Jardim de Infância do Norte fizeram uma visita ao Museu Marítimo de Ílhavo no dia 13 de novembro.

Participaram numa atividade relacionada com a problemática do lixo marinho, articulando com o tema “os sentidos” que estão a desenvolver paralelamente. Deste modo, descobriram com os olhos e as mãos todos os materiais que estavam espalhados num tabuleiro com areia. Desenharam a praia. Sem lixo! Visitaram de seguida a sala da Faina Maior onde foram contadas estórias dos antepassados que se dedicavam à pesca do bacalhau.

Esta visita terminou com a observação dos bacalhaus no aquário, permitindo um maior conhecimento desta espécie.


 

Dia Nacional do Mar na Escola Básica da Costa Nova

O Dia Nacional do Mar foi celebrado, na escola básica da Costa Nova, no passado dia 15 de novembro, com destaque para a valorização do mar português. A atividade iniciou-se na sala de aula com a exploração do mapa “Portugal É Mar” que apresenta a realidade territorial portuguesa.  Considerando o nosso território em todas as suas dimensões (marítima e terrestre), 97% de Portugal é Mar. De seguida, os alunos visitaram o mercado do peixe da Costa Nova onde puderam adquirir alguns peixes da costa portuguesa, para fazerem o reconhecimento de algumas das suas características na sala de aula.