sábado, 26 maio 2018

Eco-conselho AEGE

O conselho eco-escolas da Escola Básica da Gafanha da Encarnação, que decorreu no dia 7 de março, foi rico em ideias. O tema dos resíduos é um dos temas obrigatórios do programa eco-escolas e, no âmbito da sua discussão, os ecodelegados presentes apresentaram uma proposta. Tendo feito um diagnóstico prévio e constatado que uma boa parte dos alunos consome regularmente pastilhas elásticas, verificou-se que estas, ao serem colocadas nos caixotes (onde nem sempre chegam...), inviabilizam a possibilidade de reutilização dos sacos do lixo. Identificada parte do problema há que acrescentar que as pastilhas não são biodegradáveis, os custos da sua limpeza são muito superiores aos de produção, além de que podem ser confundidas com alimentos pelos pássaros (sobretudo os mais novos). Assim, propõem a criação de Papa-pastilhas, a serem colocados junto dos caixotes comuns em vários locais da escola. Está na hora da caça à pastilha!...

A segunda proposta apresentada pelos nossos eco-delegados foi sobre o ruído ambiente, um dos principais problemas ambientais que pode afetar o nosso bem-estar e influencia a nossa qualidade de vida. A cantina escolar foi identificada como um dos espaços escolares com mais ruído, e por isso a proposta foi de colocação de um semáforo acústico neste espaço. Este equipamento é versátil, podendo ser colocado na biblioteca, nos corredores, durante provas e exames, etc., pelo que seria interessante verificar os efeitos da sua colocação em diferentes espaços. Já Pitágoras dizia: "Escuta e serás sábio. O começo da sabedoria é o silêncio."

Foi também apresentada a Carga Máxima, uma personagem-pilha da Geração Depositrão 10 que quer, com a ajuda de todos, proteger a floresta. As pilhas e acumuladores são ricas em metais pesados como o mercúrio, níquel, cádmio e chumbo pelo que a sua recolha seletiva é essencial para que não haja contaminação do ambiente.

Todas as propostas foram muito bem acolhidas pelos presentes e os nossos ecodelegados estão de parabéns.

 


 

Podem ser consultados, na secção "Alunos" os horários das salas de estudo disponíveis na Escola Básica da Gafanha da Encarnação.

 

As ementas para o 1.º período já se encontram disponíveis para consulta e aquisição seja via netGiae seja no kiosk da escola.

Para consultar basta aceder à plataforma do netGiae.

Notícias

< >
Receita da Semana
Cheesecake com creme chocolate
Sobremesa
Resultados Escolares 2016-2017
Resumo dos resultados escolares
Informação sobre piolhos
Esteja atento e atue.
Relatório Autoavaliação AEGE-CAF
Relatório de Autoavaliação AEGE - CAF
Foi pulbicado o Relatório de Autoavaliação
Sarampo
Informação sobre sarampo
Consulte informação sobre sarampo no site da Direção Geral de Saúde

RGP - Regulamento Geral de Proteção de Dados

De acordo com as instruções recebidas publicitam-se os contactos relativos ao Encarregado de Proteção de Dados da Direção de Serviços da Região Centro.

Deonísio Jesus Vieira

Mail: rgpd.dsrc@dgeste.mec.pt

Telefone: 239 798 800

Rua General Humberto Delgado, 319

3030-327 Coimbra

 

Matrizes PEA

Estão publicadas as matrizes relativas às provas de extraordinárias de avaliação.

Podem ser consultadas no menu Alunos/ Avaliação.

Matrizes PEF

Estão publicadas as matrizes relativas às provas de equivalência à frequência do 4.º, 6.º e 9.º ano.

Podem ser consultadas no menu Alunos/ Avaliação.

 

Ó glória de mandar! Ó vã cobiça / Desta vaidade a que chamamos fama!
Luís Vaz de Camões

Galeria - Visita 7.º ano

Contactos

Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação

Rua da Lomba 3830-475 Gaf. da Encarnação

Telefone: 234 367 570

Fax: 234 367 572

Mail: aege@aege.pt