sábado, 27 abril 2024

Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

No dia 2 de abril assinalou-se o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, data definida pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o intuito de sensibilizar a população mundial para o autismo.
O autismo (PEA - Perturbação do Espetro do Autismo) caracteriza-se por comprometimento ao nível da interação social, da comunicação verbal e não-verbal e por comportamento restritivo e repetitivo.
A PEA altera a forma como a pessoa perceciona e experiencia o mundo.
Algumas características: dificuldade na aprendizagem, na fala, em expressar ideias e sentimentos, nos relacionamentos, em estabelecer contacto visual, existência de padrões repetitivos e movimentos estereotipados, comportamentos agressivos, interesse por algo específico, hipersensibilidade sensorial em um ou em mais sentidos (visão, tato, audição, paladar e olfato).
Um dos símbolos que representa o autismo é a fita ou laço colorido em forma de quebra-cabeça. Outro, é a cor azul pois o maior número de pessoas com PEA é do género masculino.
Na Escola Básica da Gafanha da Encarnação-Norte, este dia foi assinalado através da sensibilização e da elaboração de um cartaz colaborativo, por todos os alunos, professoras e assistentes operacionais.
Os alunos disseram:
- Nós todos somos diferentes.
- Eu tenho colegas que têm autismo que são muito meus amigos.
- Os meninos que têm autismo têm o mesmo direito que nós.
- Devemos respeitar todas as pessoas.
- Gosto deles porque brincam comigo e são bons para mim.
- Eles também têm direito de brincar, aprender, crescer saudáveis, ter amor e carinho.
- O meu colega tem autismo e é trabalhador.
- Neste dia especial, eu faria de tudo para os ajudar.
- O Z. é muito brincalhão.
- O D. gosta de mim.
- O M. imita, repete o que se diz.
- Eles fazem desenhos.
- Eles precisam de ajuda.
- Eles fazem muitas coisas.
- Eu gosto deles e de os ajudar.
- Às vezes não têm noção do que fazem.
- O autismo é amar.