domingo, 16 novembro 2025

Clube de Teatro

O Clube de Teatro é uma atividade extracurricular e de complemento curricular muito rica e enriquecedora. É uma forma de os alunos desenvolverem perspetivas de escrita, de interpretação de textos, de personalização de figuras e de personagens, de criação de histórias, de promoção de criatividade e do espírito artístico e estético.


 

Rádio de Escola

Todos os anos, um elevado número de alunos do 9.º ano constitui-se em equipas e, com orientação e formação, animam os intervalos na Escola Básica da Gafanha da Encarnação. Trata-se de uma forma de estimular nos alunos os gosto pela rádio, pela comunicação e pela estética.


 

Clube de Escrita

Com objetivos de promover as competências de escrita, planificar a escrita de textos, redigir com correção, escrever textos de natureza variada e incutir e desenvolver valores, o Clube de Escrita desenvolve, ao longo do ano letivo, um enorme leque de atividades, ajudando os alunos na sua escrita. Os resultados são visíveis, não só na disciplina de Português, sobretudo na componente da escrita, como também nos resultados dos testes e das composições. Além disso, possibilita-lhes a capacidade de melhorarem as suas competências quer na compreensão, quer na produção de textos.

 


 

Ciência na Escola

O Agrupamento participa no concurso anual dos projetos "Ciência na Escola" da Fundação Ilídio Pinho.

A Escola teve este ano três projetos na fase dois, fase de desenvolvimento, a saber, “LixArte”, Sali’cultura, “Vou trazer para…vou levar da…”,

Relativamente ao projeto “LixArte” foram envolvidas várias disciplinas, foram produzidas vários materiais como pegas, sacos, bolas de boxe, individuais,…. Os alunos envolveram-se na confeção, na pesquisa e na elaboração de trabalhos. A sessão com o grupo Maior Idade da CMI decorreu muito bem e a troca de experiências e emoções foi muito positiva.

No projeto “Sali’cultura” o principal objetivo foi atingido, ou seja conseguiu-se cultivar salicórnia na escola. Houve a colaboração de empresa Horta da Ria e Marinha Da Passagem. Neste momento a salicórnia já pode ser colhida, resta referir que paralelamente foi feito um trabalho de pesquisa, trabalho experimental, elaboração de cartazes, atividades em que os alunos se envolveram ativamente.

Já no “Vou trazer para…vou levar da…” foi feito o levantamento das espécies que podiam ser cultivadas, os fertilizantes a escolher e a elaboração de algumas fichas de trabalho no âmbito do projeto. Realizaram-se duas saídas de campo até à Ria, para os alunos observarem a apanha do moliço. A horta produziu muitos vegetais e os alunos participaram ativamente em todas as etapas.

Os três projetos promoveram o desenvolvimento de conceitos de cidadania e humanização, divulgaram práticas de interdisciplinaridade, estimularam o trabalho experimental e contribuíram para cimentar hábitos de vida saudável.