sábado, 14 dezembro 2024

Clube ConheCIMENTO: Construir Ciência

Clube ConheCIMENTO: Construir Ciência

 

 Objetivos:

- Estimular o interesse dos alunos pelas ciências;

- Incentivar a curiosidade científica;

- Promover o espírito crítico dos alunos;

- Desenvolver múltiplas literacias, tais como a leitura, a escrita, a numeracia que permitam “analisar e questionar criticamente a realidade”, sem esquecer as TIC e as expressões;

- Cooperar na resolução de situações problemáticas


 

Clube _ AEGE na Europa

O Clube Europeu do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação – AEGE na Europa – é um espaço dinamizador de atividades no âmbito da educação europeia, pretendendo ser um espaço com natureza lúdica, utilização criativa e formativa dos tempos livres dos alunos, contribuindo para a formação de jovens conscientes dos seus direitos e deveres enquanto cidadãos europeus.

É um projeto desenvolvido no âmbito da Direção Geral da Educação (DGE) e está sediado nas instalações da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Gafanha da Encarnação.

O Regulamento Interno do Clube Europeu “AEGE na Europa” orienta os objetivos, o regime de funcionamento do clube e as competências de todos os seus membros.

O Clube possui a denominação “AEGE na Europa” e adota a divisa da União Europeia como seu lema: “Unir na Diversidade”.

O Clube Europeu AEGE na Europa destina-se aos alunos e professores do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação (Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos) e a sua inscrição é facultativa.

 

  1. Objetivos
  • Contribuir para a formação e consolidação de uma consciência europeia, fomentando entre os seus membros a aprendizagem, o gosto e o interesse pelo pluralismo europeu, nas suas semelhanças e nas suas diferenças.
  • Criar entre os seus membros um verdadeiro espírito europeu de cidadania ativa e transmiti-lo aos outros membros da comunidade escolar;
  • Contribuir para a compreensão do pluralismo europeu, nas suas semelhanças e nas suas diferenças;
  • Divulgar o património cultural e natural da Europa e os objetivos da integração europeia;
  • Fomentar a compreensão e a tolerância;
  • Contribuir para a criação do sentido de responsabilidade no que respeita à paz, aos direitos do homem e à defesa e conservação do ambiente e do património cultural;
  • Desenvolver nos alunos a autonomia, o sentido de responsabilidade, a criatividade e a autonomia;
  • Incentivar nos alunos o gosto pela descoberta e o prazer pelo conhecimento;
  • Fomentar a interdisciplinaridade;
  • Promover o intercâmbio entre escolas;
  • Organizar e divulgar informação das atividades do Clube através da Newsletter e página do Agrupamento.

 O acesso como membro do Clube é livre e gratuito, mediante inscrição prévia junto dos professores responsáveis, podendo existir entradas de alunos / professores ao longo do ano letivo.


 

Clube de Debate

O Clube de Debate destina-se a: 

  • promover a reflexão sobre temas da atualidade
  • aprender a selecionar informação credível
  • desenvolver a capacidade de dialogar e questionar
  • desenvolver competências no domínio da argumentação
  • estimular o trabalho em equipa
  • promover o espírito de tolerância às diferentes opiniões
  • incentivar a experiência de falar em público
  • proporcionar momentos de debate de diversos temas da escola

Os temas a abordar serão selecionados pelos alunos de acordo com os seus

interesses e com os abordados na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.


 

Rádio de Escola

Todos os anos, um elevado número de alunos do 9.º ano constitui-se em equipas e, com orientação e formação, animam os intervalos na Escola Básica da Gafanha da Encarnação. Trata-se de uma forma de estimular nos alunos os gosto pela rádio, pela comunicação e pela estética.


 

Clube de Escrita

Com objetivos de promover as competências de escrita, planificar a escrita de textos, redigir com correção, escrever textos de natureza variada e incutir e desenvolver valores, o Clube de Escrita desenvolve, ao longo do ano letivo, um enorme leque de atividades, ajudando os alunos na sua escrita. Os resultados são visíveis, não só na disciplina de Português, sobretudo na componente da escrita, como também nos resultados dos testes e das composições. Além disso, possibilita-lhes a capacidade de melhorarem as suas competências quer na compreensão, quer na produção de textos.