quarta-feira, 24 abril 2024

Limpeza de Praia

Ação de limpeza da praia por alunos do Ecoescolas da Escola Básica da Gafanha da Encarnação no dia 28 de abril.


 

Concurso dos Vulcões 2022

Os alunos participaram no concurso dos vulcões e elaboraram maquetes interessantes, refletindo as aprendizagens que fizeram nas disciplinas.


 

Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

No dia 2 de abril assinalou-se o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, data definida pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o intuito de sensibilizar a população mundial para o autismo.
O autismo (PEA - Perturbação do Espetro do Autismo) caracteriza-se por comprometimento ao nível da interação social, da comunicação verbal e não-verbal e por comportamento restritivo e repetitivo.
A PEA altera a forma como a pessoa perceciona e experiencia o mundo.
Algumas características: dificuldade na aprendizagem, na fala, em expressar ideias e sentimentos, nos relacionamentos, em estabelecer contacto visual, existência de padrões repetitivos e movimentos estereotipados, comportamentos agressivos, interesse por algo específico, hipersensibilidade sensorial em um ou em mais sentidos (visão, tato, audição, paladar e olfato).
Um dos símbolos que representa o autismo é a fita ou laço colorido em forma de quebra-cabeça. Outro, é a cor azul pois o maior número de pessoas com PEA é do género masculino.
Na Escola Básica da Gafanha da Encarnação-Norte, este dia foi assinalado através da sensibilização e da elaboração de um cartaz colaborativo, por todos os alunos, professoras e assistentes operacionais.
Os alunos disseram:
- Nós todos somos diferentes.
- Eu tenho colegas que têm autismo que são muito meus amigos.
- Os meninos que têm autismo têm o mesmo direito que nós.
- Devemos respeitar todas as pessoas.
- Gosto deles porque brincam comigo e são bons para mim.
- Eles também têm direito de brincar, aprender, crescer saudáveis, ter amor e carinho.
- O meu colega tem autismo e é trabalhador.
- Neste dia especial, eu faria de tudo para os ajudar.
- O Z. é muito brincalhão.
- O D. gosta de mim.
- O M. imita, repete o que se diz.
- Eles fazem desenhos.
- Eles precisam de ajuda.
- Eles fazem muitas coisas.
- Eu gosto deles e de os ajudar.
- Às vezes não têm noção do que fazem.
- O autismo é amar.