terça-feira, 03 dezembro 2024

Mascarados de Paz

No dia 28 de fevereiro os alunos das turmas 5ºA, 5ºC, 5ºD, 7ºD, 8ºA, 8ºC, 9ªA, 9ºB, 9ºC e 9ºD da Escola Básica da Gafanha da Encarnação, em trabalho colaborativo e apoiados pelos professores Teresa Vieira, Paula Vale, Orlanda Silva, Graça Paiva, Alexandra Frias, Berta Silva, Isabel Ançã e Nuno Machado, organizaram uma performance em homenagem às vítimas da guerra na Ucrânia e ao povo deste país. Tendo como objetivos ​sensibilizar a comunidade da escola para a situação de guerra vivida na Ucrânia e desenvolver o espírito solidário e de entreajuda, ilustraram máscaras com as cores da bandeira da Ucrânia que exibiram, juntamente com as letras que fizeram para formar o slogan que deu mote à atividade – Mascarados de Paz. Esta iniciativa decorreu no recinto exterior da escola, no intervalo das 16.20h, sob o olhar e os aplausos da comunidade escolar.


 

Selo Escola Amiga da Criança 2021

No âmbito da 4ª edição da Escola Amiga da Criança, foram distinguidos os dois projetos submetidos nas categorias Digital e Sustentabilidade.

De acordo com a iniciativa "as escolas de hoje são menos palpáveis, são ideais que se tornam realidade, olhando para os alunos como seres plenos, que não buscam apenas conhecimentos, mas que querem crescer como seres humanos. E é isso que as escolas procuram cada vez mais: o desenvolvimento integral do aluno, a realização plena e, claro, a felicidade de crescer."

A turma Eco&Mar foi uma turma virtual inicialmente criada na plataforma Edmodo, com o objetivo de manter a dinâmica dos projetos Eco-Escolas e Escola Azul, durante o confinamento. Este grupo mantém-se dinâmico e aberto a toda a comunidade escolar e conta já com cerca de 100 elementos, sendo lançados semanalmente desafios nas áreas do ambiente e sustentabilidade. 

O projeto Act4Change foi um projeto desenvolvido na disciplina de Ciências Naturais do 8ºano, que envolveu alunos e professores de quatro países, em que se debateram temas como as "Fake News" e as Alterações Climáticas.

   


 

Educação para a sustentabilidade ou insustentabilidade? Com Jorge Paiva

No dia 17 de novembro decorreu mais um "Chá com Histórias" que contou com a intervenção do prestigiado biólogo e professor Jorge Paiva.
Na exposição que foi fazendo e que prendeu a atenção dos presentes, foi falando da sua experiência e mostrando como a educação ambiental tem falhado e temos construído caminho para a insustentabilidade.
Segundo o professor é necessário agir urgentemente. Fazer um trabalho de fundo que passe por programas de comunicação de educação ambiental. Avançar com programas que tornem os cidadãos mais interventivos e condicionadores de decisão do poder político.
Jorge Paiva não se mostra muito otimista face ao futuro do planeta. O resultado da cimeira do clima (COP26) não foi uma surpresa para ele. Não se deixa levar por exibicionismos ou fundamentalismos. Enquanto puder continuará a ir a escolas e a falar com os alunos pois acredita ser essa a forma de fazer educação ambiental.
Na palestra, também esteve presente o conhecido ativista ambiental da Praia da Barra, que conhecemos como Joca, do movimento "Não Lixes", que apelou à mudança de comportamentos a bem do planeta.
Esta atividade foi dinamizada por diferentes projetos em desenvolvimento na escola, dos quais se destaca o Projeto Eco-Escolas, que abrange todas as escolas do nosso AEGE e promove a educação ambiental. A palestra iniciou com a leitura de alguns textos relacionados com a temática, lidos por dois dos nossos eco-delegados.
Na palestra estiveram ainda presentes os nossos representantes das Juntas de Freguesia da Gafanha da Encarnação e Gafanha do Carmo e da Câmara Municipal.